Gol Diesel
Desde 1976 uma portaria impede a comercialização e o tráfego de carros de passeio movidos a diesel em território nacional. Agora é só uma questão de tempo pois não podemos ficar marginalizados em relação às tendências mundiais que apontam o diesel como combustível do futuro.

Fabricados aqui e exportados para suprir a demanda do mercado latino-americano, por enquanto, privilégio de nossos vizinhos argentinos. O Brasil é o único país do mundo que proíbe a fabricação de veículos de passeio movidos a diesel.
Porém a VW do Brasil da conta com um modelo que é fabricado aqui para exportação. Seu motor diesel não é dos mais modernos, não possui monitoramento eletrônico no sistema de injeção, assim como o processo de combustão não é controlado como nos motores diesel de última geração. Na realidade esse propulsor já é velho conhecido dos brasileiros, ele equipou a Kombi no início dos anos 80.

Entretanto, este velho propulsor evoluiu nas mãos dos técnicos brasileiros. Ele passou de 1.6 litros na versão anterior para 1.9 litros, e teve revisto todo o sistema de injeção direta, feito através de uma bomba rotativa e a alta taxa de compressão, 22,5:1, garante um bom rendimento térmico a máquina, cuja principal característica é o torque abundante desde as baixas rotações.

Em comparação aos motores a gasolina 1.0 litros e 16 válvulas, a força produzida por esse motor é significativamente maior, de 9.7 kgfm na versão a gasolina para 12.6 kgfm na versão a diesel, isso se traduz numa condução menos cansativa para o motorista já que o motor dispõe de bastante força para encarar subidas íngremes com o carro carregado. Sua potência chega a 64 cv, não é muito mas graças ao torque do motor, o carro arranca muito bem e realiza ultrapassagens seguras.

Uma versão com turbo compressor deve melhorar o desempenho do motor. Seu desempenho não chega a ser modesto, ele anda como os Gols 1.0 de 69 cv, só que com uma condução muito melhor, principalmente em trânsito urbano. A característica do motor diesel é oposta aos motores a gasolina 16 válvulas, onde o motor apresenta sua força máxima nos altos regimes de rotação, já nos motores a diesel sua força máxima acontece em baixos regimes de rotação.

Outra vantagem está no seu consumo de combustível, a 90 km/h chega a fazer 18.8 km/l, uma grande vantagem em relação aos movidos à gasolina, sem contar que a durabilidade e a necessidade manutenção são inferiores. Resta saber se o brasileiro vai aprovar esse novo tipo de combustível para carros de passeio já que seu preço deve ficar em torno de R$ 27.000,00. Sem dúvida um grande avanço para o mercado nacional de carros de passeio, onde o público vai poder escolher entre a durabilidade e a economia de combustível ou o desempenho
Ficha Técnica *
Versão
Gol Diesel 1.9
Motor:


Cilindrada:
Pot. Líq. Máx.:
Torque Líq. Máx.:

Transmissão:

0 - 100 Km/h:
Vel. Máx.:

Pneus:
Rodas:

Freios:




Direção:



Peso:
Carga:

Susp. Diant.:




Susp. Tras.:





Comprimento:
Entre eixos:
Largura:
Altura:
1.9 litros, 4 cilindros, 2 válvulas/cilindro, injeção indireta por bomba rotativa.

1896 cm³
64 cv @ 4400 rpm
12.6 kgfm @ 2600 rpm

Manual, 5 velocidades, longitudinal

17.2 s
153 km/h

175/70 R13
5Jx13

Hidráulico, com ação nas 4 rodas, servo-acionado, dois circuitos em diagonal e guarnições não-asbestos. Dianteiro a disco ventilado, tipo flutuante e traseiros a tambor auto-regulável.

Mecanismo tipo pinhão e cremalheira, com suporte absorvente de energia. Árvores com acoplamento descentralizado.

1025 kg
400 kg

Independente, McPherson, suporte tubular e braços triangulares transversais. Amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados de dupla ação, molas helicoidais de ação linear, batente poliuretano microcelular.
Interdependente com corpo auto-estabilizante de perfil "V" e braços tubulares longitudinais. Amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados de dupla ação, molas helicoidais de ação linear com progressividade auxiliar através de batente de poliuretano microcelular.

3883 mm
2468 mm
1628 mm
1415 mm
* - Dados do fabricante, referentes ao modelo Gol Diesel produzido até dezembro de 2001