Novo Polo
Um pouco de história
As cartas foram postas na mesa e as montadoras correm para colocar no mercado a mais alta tecnologia envolvida na fabricação de automóveis. Com isso quem ganha somos nós consumidores, que temos uma gama cada vez mais ampla e melhor de opções novas no mercado, a várias faixas de preços, desde os "populares" aos mais completos e luxuosos. Assim é o novo Polo, que reúne o que há de melhor da marca germânica, desde a sua fabricação, que incorpora a mais avançada tecnologia até a lista de acessórios que equipam o carro.

Com um design bastante atual e com linhas limpas, o Polo chega ao mercado para encarar de peito aberto seus concorrentes, e olhe que seus concorrentes não estão para brincadeira. Nessa faixa de preço a disputa é boa, pois pode-se escolher entre um carro que está no mercado desde 1994 (Corsa) ou um que já é um velho conhecido do publico brasileiro e é líder em vendas absoluto há 14 anos (Gol) ou o novíssimo Ford Fiesta que em nada lembra sua antiga versão (ainda bem...) ou ainda o Fiat Palio que não sai da segunda colocação em vendas e que caiu no gosto do consumidor brasileiro.

O novo Polo é um carro que certamente vai fazer sucesso no mercado, não só pelo design, mas por ser um carro que já nasceu com força, pois atrás de seu nome está a poderosa VW que é considerada a sexta empresa mais valorizada do mundo no ramo automobilístico. Nem mesmo a Fiat e a poderosa GM figuraram neste ranking da mesma forma. Agora vamos ao que realmente interessa. Uma das vantagens do Polo, é o fato dele já sair de fábrica bem equipado e alguns de seus acessórios são inéditos, como a direção eletro-hidráulica e o ar-condicionado digital. Para a sua faixa de preço, estes equipamentos são inéditos. Com isso a VW quer colocar a disposição do publico o que há de melhor em seu mais novo lançamento.

O desenho do carro, com a capota em forma de arco sem frisos no teto, e a perfeita integração das chapas com os vidros, forma uma carroceria harmônica, dando impressão de tratar-se de uma peça única. Tanto quanto os faróis duplos dianteiros, as lanternas traseiras também seguem a mesma linha hi-tech, destacando-se pelas lentes bicolores e refletores em forma de círculo e retângulo. De aparência robusta devido à linha de cintura elevada, coluna traseira larga e pára-choques encorpados, passa ainda assim aparência limpa, lisa, e fluida, num estilo jovial e discretamente esportivo.

Com acabamento interno de alto nível ele supera seus rivais em todos os sentidos e, além disso, ainda conta com um bom espaço interno para um veículo da sua categoria. Na seqüência percebe-se a qualidade dos bancos, firmes e passíveis de serem regulados nas mais variadas posições, através de sistema contínuo, sem os inconvenientes “dentes” de sistemas mais antigos, assim o motorista vai achar com facilidade a posição ideal para dirigir além de contar com uma direção que reage bem às respostas e uma suspensão bem calibrada para uma condução tanto mais esportiva, como confortável para o trânsito urbano.

O carro conta com três opções de motorização, começando pela mais "popular" e recente, o 1.0 16V de 79 cv, passando por uma intermediária 1.6 8V de 101 cv (mesmo do Golf) e a top de linha 2.0 litros 116 cv, também do Golf. A primeira conta com 3 cv a mais em relação ao Gol 1.0 16V. Este aumento de potência em relação ao propulsor dos demais 1.0 da marca, surgiram de algumas diferenças no sistema de alimentação. Com a potência aumentada e a nova caixa de cambio MT200 da versão 1.6, o Polo tem o melhor desempenho da categoria só perdendo (é claro) para as versões turbo e Superchager do Gol e Fiesta, respectivamente.

Mas não é só na aceleração que o Polo agrada, sua retomada de velocidade é a melhor de todos os carro 1.0 8V e 1.0 16V do mercado. Sua aceleração foi medida em 13.5s* para chegar aos 100 km/h e atinge velocidade máxima de 168* km/h. Outra fator que agrada bastante, são os já famosos e precisos engates de marchas, contando ainda com relações bem curtas o que é ideal no trânsito urbano ou em uma condução mais apressada. As outras duas versões contam com desempenho bem superior, sobretudo a versão 2.0 litros. (* - Dados do fabricante)

O Polo 1.6 básico oferece de série sistema de ar-condicionado Climatic, direção eletro-hidráulica, tacômetro ou conta-giros, imobilizador eletrônico e mais regulagem de altura e profundidade do volante, banco do motorista com ajuste de altura e gaveta debaixo do assento, limpador do pára-brisa de quatro velocidades com temporizador. Fazem parte dos itens de segurança, também de série, cintos de segurança dianteiros com ajsute de altura e pré-tensionadores, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas de crianças, dois apoios de cabeça traseiros, barras de proteção nas portas, brake-light, luz sinalizadora para estacionamento e rodas 185/60 aro 14.

Entre os itens de conveniência figuram vidros verdes e para-brisa degradê, desembaçador elétrico traseiro, limpador e lavadeor traseiro, antena no teto, porta-copos traseiro, luz central temporizada, pára-sóis articulados com espelhos de cortesia, relógio digital e espelhos externos com regulagem interna. Entre os opcionais disponíveis, pode-se ter freios ABS, duplo air-bag frontal, preparação de som para 8 auto-falantes, rodas de liga leve 6J x 15" e pneus 195 / 50 SR 15.

Mas nem tudo são flores, uma vez que as outras duas versões têm um preço bem superior ao da versão “popular” 1.0 16V. Mas a VW não vai parar por aí e à médio prazo a montadora vai colocar no mercado novas versões do Polo - um sedan - já em fase final de testes e até meados de 2003 a perua Polo. Então é esperar para ver as novas novidades e decidir qual se encaixa no seu gosto e é claro no seu bolso também.

Ficha Técnica *
Versão
Polo 1.0 16V
Polo 1.6 8V
Polo 2.0 8V
Motor:




Cilindrada:
Pot. Líq. Máx.:
Torque Líq. Máx.:

Transmissão:


0 - 100 Km/h:
Vel. Máx.:

Pneus:
Rodas:


Freios:







Direção:



Peso:
Carga:

Susp. Diant.:






Susp. Tras.:






Comprimento:
Entre eixos:
Largura:
Altura:
1.0 litros, 4 cilindros, 4 válvulas/cilindro, injeção eletrônica multiponto sequencial.

999 cm³
79 cv @ 6500 rpm
9,7 kgfm @ 5000 rpm

Manual, 5 velocidades, longitudinal

13,5 s
168 km/h

185/60 R14
6J x 14, em aço com calotas

Hidráulico com dois circuitos em diagonal. Freio a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira, válvula reguladora de frenagem em função da carga.

Mecanismo tipo pinhão e cremalheira. Eletro-hidráulica progressiva.

1045 kg
435 kg

Independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais. Amortecedores telescópicos de dupla ação, molas helicoidais e barra estabilizadora.
Interdependente, braços longitudinais. Amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados de dupla ação, molas helicoidais.

3897 mm
2460 mm
1650 mm
1484 mm
1.6 litros, 4 cilindros, 2 válvulas/cilindro, injeção eletrônica multiponto sequencial.

1595 cm³
101 cv @ 5500 rpm
14,3 kgfm @ 3250 rpm

Manual, 5 velocidades, longitudinal

11,4 s
180 km/h

185/60 R14
6J x 14, em aço com calotas

Hidráulico com dois circuitos em diagonal. Freio a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira, válvula reguladora de frenagem em função da carga.

Mecanismo tipo pinhão e cremalheira. Eletro-hidráulica progressiva.

1082 kg
498 kg

Independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais. Amortecedores telescópicos de dupla ação, molas helicoidais e barra estabilizadora.
Interdependente, braços longitudinais. Amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados de dupla ação, molas helicoidais.

3897 mm
2460 mm
1650 mm
1484 mm
2.0 litros, 4 cilindros, 2 válvulas/cilindro, injeção eletrônica multiponto sequencial.

1984 cm³
116 cv @ 5200 rpm
17,3 kgfm @ 2400 rpm

Manual, 5 velocidades, longitudinal

10,2 s
198 km/h

195/55 R15
6J x 14, em liga leve


Hidráulico com dois circuitos em diagonal. Freio a disco nas 4 rodas sendo na dianteira ventilado, válvula reguladora de frenagem em função da carga.

Mecanismo tipo pinhão e cremalheira. Eletro-hidráulica progressiva.

1115 kg
465 kg

Independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais. Amortecedores telescópicos de dupla ação, molas helicoidais e barra estabilizadora.
Interdependente, braços longitudinais. Amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados de dupla ação, molas helicoidais.

3897 mm
2460 mm
1650 mm
1484 mm
* - Dados do fabricante, referentes aos modelos Polo produzidos até Setembro de 2002