Vectra
Um pouco de história
Lançado em 1994 como sucessor do Chevrolet Monza, só que com mais conforto e um desing mais moderno, o Vectra entrou no mercado para concorrer com o Honda Civic, Toyota Corolla, Fiat Tempra, VW Santana e o Ford Versailles nas versões top de linha e alguns outros carros importados dá época.

Hoje ele conta com inúmeros concorrentes, principalmente os nipônicos Honda Civic, Toyota Corolla e os europeus Ford Focus e Mondeo, Nissan Primera, VW Bora e Passat, Fiat Marea além do próprio VW Santana. Nos últimos dois anos suas vendas caíram e seu principal concorrente o Honda Civic o ultrapassou em vendas e até mesmo o VW Santana com um desing mais antigo e com menos avanços tecnológico, tem apresentado números próximos, com uma diferença de pouco menos de 300 carros ao mês (até dezembro de 2001) por possuir o melhor custo benefício da categoria.

Em um passado não muito distante ele desbancou todos seus concorrentes, mas hoje a situação é bem diferente. Seu desing hoje já não chama tanta atenção como antigamente, mesmo após sua mais recente modificação visual, seu preço em algumas versões chega a ser maior que seus concorrentes importados, além de ter uma manutenção relativamente cara por ser um produto “nacional”.

Hoje apesar dos contratempos que tem enfrentado, o Vectra atingiu a maturidade, contando com acessórios e alguns equipamentos presentes em carros de primeiro mundo. Itens como computador de bordo, ar-condicionado digital, freios ABS, controle de tração (TC), desligamento automático dos faróis (com temporizador), vidros elétricos com sistema antiesmagamento, cinto de segurança traseiro central de três pontos e travamento automático das portas, a partir dos 15 km/h. Ele conta ainda com um recurso que permite ao motorista fixar um limite de velocidade a ser respeitado. Quando esse limite é ultrapassado, o dispositivo emite um aviso sonoro. Todos esses equipamentos são itens de série nas versões 2002.

Esteticamente a linha 2002 quase não apresenta mudanças significativas, apenas mudanças de cores e padrões de revestimento além de novas rodas e calotas com novo desenho e saias e grades dianteiras com novo visual além de ponteiras de escapamento polidas e painel de instrumentos com novas molduras. No caso da versão CD, os pneus ganharam novas medidas, passando de 195/65 R15 para 205/55 R16. Outras alterações mais importantes de ordem mecânica foram feitas na suspensão deixando o carro mais confortável e gostoso de dirigir. Não houve novidade em relação a motorização. apesar destas modificações a GM não mexeu no preço do sedam, que já é bem salgado. Resta esperar que, com essas mudanças, o Vectra ocupe o lugar que já teve no mercado, o que não vai ser uma tarefa fácil.

Ficha Técnica *
Versão
Vectra GL e GLS
Vectra CD
Motor:



Diâm. x Curso:
Pot. Líq. Máx.:
Torque Líq. Máx.:

Transmissão:


0 - 100 Km/h:
Vel. Máx.:

Pneus:
Rodas:

Freios:






Direção:


Peso:
Carga:

Suspensão:










Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
Powertech 2.2 litros, 4 cilindros em linha, transversal, 2 válvulas por clindro com duplo comando no cabeçote, injeção eletrônica M.P.F.I
86,0 mm X 86,0 mm
123 cv @ 5200 rpm
19,4 kgfm @ 2800 rpm

manual de 5 velocidades, redução 3,74:1

12,2 s
184 km/h

195/65 R15 (GLS)
Alumínio 6 J x 15

Auxiliar a vácuo, duplo circuito hidráulico, discos ventilados a frente e sólidos na traseira.




Hidráulica convencional - redução 16,5:1

1265 kg
530 kg

Dianteira: Independente tipo "McPherson" com subframe. Molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Braço de controle inferior e barra estabilizadora.
Traseira: Independente tipo "Multilink" com travessa central. Molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Barra estabilizadora.

4495 mm
1707 mm
1415 mm
2640 mm
Powertech 2.2 litros, 4 cilindros em linha, transversal, 4 válvulas por clindro com duplo comando no cabeçote, injeção eletrônica S.F.I
86,0 mm X 86,0 mm
138 cv @ 5400 rpm
20,7 kgfm @ 4000 rpm

Automático de 4 velocidades, redução 2,80:1

13,3 s (aut.)
187 km/h (aut.)

195/65 R15 (GLS)
Alumínio 6 J x 15

Sistema de freios antiblocante (ABS) auxiliar a vácuo, duplo circuito hidráulico, sistema de distribuição eletrônico de frenagem (EBD), discos ventilados a frente e sólidos na traseira.

Hidráulica convencional - redução 16,5:1

1375 kg
530 kg

Dianteira: Independente tipo "McPherson" com subframe. Molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Braço de controle inferior e barra estabilizadora.
Traseira: Independente tipo "Multilink" com travessa central. Molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Barra estabilizadora.

4495 mm
1707 mm
1415 mm
2640 mm
* - Dados do fabricante, referentes aos modelos Vectra produzidos até Janeiro de 2002