Astra (2003)
Novidades na linha...
Quatro anos depois de seu lançamento no Brasil, o modelo na categoria "médios" da Chevrolet que está entre os preferidos no mercado nacional, chega ao mercado brasileiro com a linha 2003 adotando um "design" totalmente novo e adequando-se a uma tendência mais moderna e atual na indústria automobilística e particularmente em conformidade com o padrão de estilo já incorporado por outros modelos da linha, como a S10 e o novo Corsa.

Mas as mudanças na linha Astra, não ficam apenas no campo das alterações estéticas e vão além somando a esperada versão hatchback de quatro portas, que já existia na Europa e junta-se as versões de duas portas hatchback e sedan, oferecendo agora uma gama maior de opções. Ainda para atender aos apreciadores de modelos com um desempenho mais esportivo, a Chevrolet agora oferece a versão GSi (Grand Sport injection), montada na configuração hatchback de quatro portas e equipada com o motor 2,0 litros de 16 válvulas, que gera 136 cavalos de potência.

A frente do novo Astra, recebeu novos faróis com elementos distintos (farol baixo, alto e pisca) que deixaram o modelo com um visual mais moderno e agressivo, além de maior eficiência na iluminação. Neste item, está sendo utilizada uma nova tecnologia no farol baixo com lente, ao invés do anterior que utilizava refletores. O capô que cobre o motor também é novo, a exemplo dos pára-choques dianteiro e traseiro e como na linha Corsa e Meriva tem linhas com vincos mais pronunciados. Um item marcante na dianteira é a grade frontal, que também possui uma barra cromada central integrada ao logo da marca, a tradicional gravata Chevrolet.

A traseira do Astra 2003, assim como na frente recebeu um novo pára-choque, onde é fixada a placa de identificação do veículo. A tampa do porta-malas foi redesenhada e, em conjunto com as lanternas, forma um conjunto harmonioso e limpo. A logotipia nova realça a identificação do veículo. A versão esportiva GSi, em particular, tem novos spoilers aplicados aos pára-choques dianteiro e traseiro, além de novo aerofólio na tampa traseira. O modelo vem equipado com rodas de 16 polegadas, que tornam o aspecto mais esportivo, compatível com o desempenho proporcionado pelo novo motor 2.0 de 16 válvulas. O farol de neblina, localizado no pára-choque, tem formato semelhante ao dos modelos novo Corsa e Meriva.

O interior do veículo recebeu novos padrões de tecidos e opções de acabamento, ficando bastante evidente a diferenciação entre as diferentes versões, predominando os tons claros para o modelo mais simples e cores escuras para o esportivo GSi. Para a versão CD, há o exclusivo acabamento "two tone" (dois tons), com apelo bastante luxuoso. As maçanetas internas são cromadas nas versões CD e GSi. Além disso, o painel de instrumentos conta com novo sistema de iluminação na cor amarela e ainda novo grafismo e cores para os mostradores e aplique central.

O modelo oferece também como opções o computador de bordo, o "TID" (mostrador digital de temperatura externa, hora, calendário, autonomia, consumo, velocidade média e cronômetro), regulagem manual de altura do banco do motorista, luzes de leitura traseiras, banco traseiro dividido em 1/3 e 2/3 com apoio de braço central e acesso ao porta-malas. Para os clientes que desejam um veículo ainda mais completo, o Astra CD será a opção da montadora que incorporará itens de segurança, conforto e luxo. Este conjunto estará disponível em todas as versões, excetuando-se apenas a esportiva GSi.

O carro estará disponível na configuração hatchback de 2 e 4 portas, equipado com o motor de 2,0 litros de 8 válvulas com 116 cavalos de potência máxima líquida e torque máximo de 17,3 mkgf a 2.400 rotações por minuto (rpm), e também a versão esportiva GSi, igualmente com motor 2,0 litros mas de 16 válvulas, que gera 136 cavalos de potência máxima líquida, com torque máximo de 19,2 mkgf a 4.000 rpm. O sedã completa a família Astra, com a versão única 2.0, exclusivamente com o motor de 8 válvulas. Além disso, a família Astra conta também com o modelo equipado com motor 1,8 litros a álcool, motorização exclusica da configuração sedã.

A exemplo da linha 2002 do Astra, o modelo 2003 continuará contando com as transmissões F17-5 WR para os modelos com motor 2,0 litros 8V a gasolina e 1,8 litro 8V a álcool, F23-5 SR para o Astra GSi e A/T AF20, que é o câmbio automático. A transmissão automática é do tipo "inteligente" de quatro velocidades, que oferece como principais funções o "Neutral Control", "Modo Esportivo", "Modo Antipatinação", "Controle Eletrônico", "Kick-Down" e "Lock-Up". Aliado à transmissão automática, o modelo também conta com o "Cruise Control" (controlador de velocidade), sistema que mantém constante a velocidade estabelecida pelo motorista sem o uso do acelerador, o que proporciona mais conforto na estrada e menor consumo.

O Astra hatchback de 2 e 4 portas desenvolve velocidade máxima de 188 quilômetros horários. O sedã, por sua vez, atinge máxima de 191 km, enquanto o esportivo GSi chega a 203 km/h. Já o veículo equipado com transmissão automática desenvolve máxima de 186 km/h (hatchback) e 191 km/h (sedan). A aceleração do automóvel, de 0 a 100 km/h, é de 10,5 segundos nos hatchbacks" de 2 e 4 portas e no sedan (transmissão manual), e de 11,8 segundos nos sedan e hatchback (transmissão automática). Já a versão esportiva GSi alcança a mesma velocidade no tempo de 9,1 segundos. O carro com transmissão automática, por sua vez, acelera de 0 a 100 km/h no tempo de 11,8 segundos (hatchback e sedan).

O Astra 2003, além das mudanças estéticas e da nova motorização , ganhou novos equipamentos de segurança e de conveniência. Os principais são os airbags laterais, localizados nos bancos dianteiros (primeiro modelo Chevrolet produzido no Brasil equipado com este item), o ar condicionado com controle eletrônico de temperatura e o cruise control (controlador de velocidade) disponível na transmissão automática e agora também no modelo com transmissão manual. O modelo ganhou ainda o sistema de alarme de ultrapassagem da velocidade pré-programada, recurso bastante útil para se evitar infrações no trânsito.

O espelho retrovisor interno eletrocrômico (é desabilitado quando se engata marcha a ré) e os espelhos retrovisores com lentes azuis, que reduzem o ofuscamento do motorista, são oferecidos como opcionais. O limpador do vidro traseiro, na versão CD para as versões "hatchback", é acionado automaticamente ao engate da marcha a ré, sempre que o limpador do pára-brisa estiver ligado. Todas as versões da linha 2003 do Astra, inclusive a GSi, têm agora como itens de série a regulagem elétrica dos faróis, o relógio digital, o banco traseiro rebatível inteiriço e o cinto de segurança traseiro central sub-abdominal.

Ficha Técnica *
Versão
Astra 2.0 8V
Astra 2.0 16V (GSi)
Astra 1.8 8V (Álcool)
Motor:





Cilindrada:
Diâm. X Curso:
Pot. Líq. Máx.:
Torque Líq. Máx.:

Transmissão:









0 - 100 Km/h:
Vel. Máx.:

Pneus:
Rodas:


Freios:





Direção:


Peso:

Carga:

Susp. Diant.:







Susp. Tras.:





Comprimento:

Entre eixos:
Largura:
Altura:

2.0 litros, 4 cilindros, 2 válvulas/cilindro, transversal, injeção eletrônica multiponto sequencial.

1998 cm³
86,0 mm X 86,0 mm
116 cv @ 5 200 rpm
17,3 kgfm @ 2 400 rpm

Manual, 5 velocidades
F17-5 WR (Wide Ratio)
1ª - 3,73:1
2ª - 1,96:1
3ª - 1,32:1
4ª - 0,95:1
5ª - 0,76:1
Ré - 3,31:1
Diferencial - 3,94:1

10,5 s
181 km/h

195/60 R15
6J x 15, em aço com calotas

Hidráulico com dois circuitos em diagonal. Freio a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira.

Mecanismo tipo pinhão e cremalheira. Hidráulica.

1120 kg (Hatch)
1150 kg (Sedan)
500 kg

Independente tipo “McPherson” com subframe, molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Braço de controle inferior e barra estabilizadora.
Tipo eixo de torção tubular, molas tipo “barril” e amortecedores pressurizados. Braço de controle integrado.

4199 mm (Hatch)
4252 mm (Sedan)
2614 mm
1709 mm
1431 mm (Hatch)
1425 mm (Sedan)
2.0 litros, 4 cilindros, 4 válvulas/cilindro, transversal, injeção eletrônica multiponto sequencial.

1998 cm³
86,0 mm 86,0 mm
136 cv @ 5 400 rpm
19,1 kgfm @ 4 000 rpm

Manual, 5 velocidades
F23-5 SR (Standard Ratio) 1ª - 3,58:1
2ª - 2,02:1
3ª - 1,35:1
4ª - 0,98:1
5ª - 0,81:1
Ré - 3,31:1
Diferencial 4,17:1

9,1 s
203 km/h

205/55 R16
6J x 16, em alumínio


Hidráulico com dois circuitos em diagonal. Freio a disco ventilado na dianteira e a disco sólido na traseira.

Mecanismo tipo pinhão e cremalheira. Hidráulica.

1180 kg

500 kg

Independente tipo “McPherson” com subframe, molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Braço de controle inferior e barra estabilizadora.
Tipo eixo de torção tubular, molas tipo “barril” e amortecedores pressurizados. Braço de controle integrado.

4199 mm (Hatch)

2614 mm
1709 mm
1431 mm (Hatch)

1.8 litros, 4 cilindros, 2 válvulas/cilindro, transversal, injeção eletrônica multiponto sequencial.

1796 cm³
84,8 mm X 79,5 mm
110 cv @ 5 200 rpm
16,8 kgfm @ 2 400 rpm

Manual, 5 velocidades
F17-5 WR (Wide Ratio)
1ª - 3,73:1
2ª - 1,96:1
3ª - 1,32:1
4ª - 0,95:1
5ª - 0,76:1
Ré - 3,31:1
Diferencial - 3,94:1

11,0 s
188 km/h

195/60 R15
6J x 15, em aço com calotas

Hidráulico com dois circuitos em diagonal. Freio a disco ventilado na dianteira e a tambor na traseira.

Mecanismo tipo pinhão e cremalheira. Hidráulica.

1130 kg (Sedan)

500 kg

Independente tipo “McPherson” com subframe, molas helicoidais e amortecedores pressurizados. Braço de controle inferior e barra estabilizadora.
Tipo eixo de torção tubular, molas tipo “barril” e amortecedores pressurizados. Braço de controle integrado.

4252 mm (Sedan)

2614 mm
1709 mm
1425 mm (Sedan)

* - Dados do fabricante, referentes aos modelos Astra produzidos até Outubro de 2002