Palio Fire
Um pouco de história
O Palio Fire é um carro da chamada categoria popular e vem para disputar o mercado diretamente com o Celta e o Ford Ka, que são da mesma faixa de preço e com um nível de desempenho semelhante, embora não tenha a potência dos concorrentes.

Pode-se dizer que o Palio Fire seja uma mistura entre o Palio EX e o Palio Young, uma vez que ele tem a carroceria do palio EX e painel e sistema de ventilação do Pailo Young, que deixou de ser fabricado. Ao contrário do que se costuma falar, o Palio Fire, é bem mais simples que o Palio EX, justamente devido a adoção do painel do Young, além é claro da diferença de motorização e de preço entre as duas versões, que é grande.

Internamente, o velocímetro e o marcador do nivel de combustível continuam analógicos com iluminação na cor verde. Para preencher o espaço do lado direito, tem um desenho com uma pessoa com o cinto de segurança, igual ao Palio antigo e Mille Fire, enquanto que o Palio Ex também tem o Painel analógico, mas com 3 diferenças, sua iluminação é na cor vermelha e em vez do desenho, ele conta com marcador de temperatura que é muito importante, além de odômetro digital.

A versão EX vem quase que completa, ou seja, já vem bem equipada de fábrica contando com alguns itens que em 2002 eram opcionais como a direção hidráulica de série. Apesar do interior um pouco espartano, você pode deixar seu Palio Fire com quase os mesmos equipamentos da versão EX mas com uma diferença de preço um pouco menor.

A carroceria é a mesma da versão EX, porém ele tem algumas diferenças em relação a esta, como por exemplo os pára-choques, que não são pintados na cor do carro como na versão EX. Em termos estéticos, o carro apresenta um design atual, de linhas modernas e limpas que caiu nas graças brasileiro, comprovado pelas suas vendas. O Palio vem se mantendo na segunda colocação, no ranking de vendas, já há algum tempo, só perdendo para o Gol que é campeão absoluto há 14 anos consecutivos.

A posição de dirigir é bem confortável, apesar do acento longo mais favorável a pessoas de média e alta estatura. O espaço interno é muito bom na largura, sem problemas para dois ocupantes mais robustos. A visibilidade é outro aspecto favorável do veículo, com uma superfície envidraçada maior que a concorrência. O porta-malas tem 280 litros e acomoda bem as bagagens em uma viagem curta com poucas pessoas. Além da boa capacidade, o acesso para carga e descarga é fácil.

O motor de quatro cilindros em linha, de 55 cavalos, é mais fraco que a concorrência, mas tem fôlego suficiente para um bom rendimento em trânsito urbano e manter uma velocidade constante na estrada entre 100 e 120km/h. O baixo peso do carro de 870 Kg, contribui para uma boa relação peso potência. A suspensão também é outro aspecto favorável, devido à calibragem um pouco dura que contribui para uma pilotagem mais esportiva, sem prejudicar o conforto dos passageiros, mesmo em pisos mais esburacados, com uma certa tranqüilidade.

Devido a tecnologia do novo motor, uma das maiores vantagens do Palio Fire fica por conta do consumo de combustível que, em trânsito urbano, proporciona uma média de até 12 km/litro e na estrada 18 Km/litro. Isso é claro dependendo do pé do motorista e da qualidade do combustível. Sem dúvida nenhuma o Palio Fire é uma boa opção de compra, no segmento de populares, além de ter uma boa aceitação no mercado de usados, uma ampla rede de assistência técnica em todo o território nacional e ainda baixo índice de manutenção.
Ficha Técnica *
Versão
Palio Fire
Motor:



Cilindrada:
Pot. Líq. Máx.:
Torque Líq. Máx.:
Aceleração:
Vel. Máxima:

Transmissão:








Freios:

Peso:

Suspensão:




Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
Motor dianteiro, 1.0 litro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, SOHC, injeçao eletrônica multiponto sequencial.

999 cm³
55 cv @ 5 500 rpm
8,5 kgfm @ 2 500 rpm
(0 - 100 km/h) 16,3 segundos
150 km/h

Manual, 5 velocidades
1ª - 4,273:1
2ª - 2,238:1
3ª - 1,520:1
4ª - 1,156:1
5ª - 0,919:1
Ré - 3,909:1
Diferencial - 4,357:1

Discos ventilados na frente e sólidos na traseira.

870 kg

Dianteira: Independente, McPherson , braços oscilantes inferiores transversais.
Traseira: Rodas independentes com braços oscilantes longitudinais.

3735 mm
1614 mm
1445 mm
2360 mm
* - Dados do fabricante, referentes aos modelos Palio em janeiro de 2003.