Ibiza

A Seat - montadora de origem espanhola e que hoje faz parte do grupo Volkswagen - é a responsável por este bom carro, que vem conquistado cada vez mais espaço na sua categoria e, que nos últimos meses tem estado entre os dez carros importados mais vendidos no país.

Desde as primeiras unidades trazidas para o Brasil em 1995 até hoje, o Ibiza tem vindo diretamente da Espanha, onde o modelo conta com uma ampla gama de motores, que vão desde o 1.0 de 8 e 16 válvulas (50cv e 70 cv), 1.4 de 8 válvulas (60 cv) e duas opções com 16 válvulas (75 e 100 cv), 1.6 litros com duas opções de 8 válvulas (75 e 100 cv), 1.8 litros com 20 válvulas e turbo (156 cv) e até mesmo três motorizações Diesel de 1,9 litros desenvolvendo de 68, 90 e 110 cavalos de potência. Entretanto para o mercado brasileiro estão disponíveis apenas uma versão 1.0 16V de 69 cv e 1.6 8V de 101 cavalos de potência.

O carro é robusto e aguenta as exigências do dia-a-dia, bem de acordo com o padrão VW. Prova das qualidades do modelo, vem das pistas, onde o Ibiza tem conseguido ótimos resultados tanto na sua categoria no Campeonato Mundial de Rally de Velocidade (tri-campeonato em 96, 97 e 98), como também no brasileiro e sul-americano de rally de velocidade na categoria A7 (carros com tração dianteira especialmente preparados para a competição), onde foi campeão.

Mesmo em se tratando de um importado, o Ibiza tem preços bem próximos aos dos modelos Gol com motorizações equivalentes. Conta ainda com importantes opcionais como freios ABS e EBD (Eletronic Brakeforce Distribution) que distribui a força dos freios entre os eixos. Resta saber se a Volkswagem vai disponibilizar seu novo motor 1.0 16V de 76 cv, para o Ibiza.
Versão
1.0 16V
1.6 8V
Motor:
Cilindrada:
Potência:
Pot. Específica:
Torque:
Aceleração:
Vel. Máxima:

Transmissão:

Freios:






Direção:



Suspensão:










Pneus e Rodas:

Comprimento:
Largura:
Altura:
Entre-eixos:
Peso:
1.0, 4 cil. em linha, 16 válvulas
999 cm³
69 cv
69,0 cv/l
9,4 kgfm @ 4500 rpm
(0-100 km/h) 19,4 s
145 km/h

Manual, 5 velocidades

Hidráulico, com 2 circuitos em diagonal. Freio a disco ventilado na dianteira, válvula de regulagem da pressão / trem de força. ABS (Anti-Lock Braking System) e EBD (Eletronic Brakeforce Distribution) opcionais.

Mecanismo tipo pinhão e cremalheira, com coluna absorvente de energia. Hidráulica progressiva.

Dianteira: Independente, tipo McPherson, com braços triangulares transversais. Amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação, molas helicoidais e barra estabilizadora.
Traseira: Interdependente, eixo de torção autoestabilizante, com braços longitudinais. Amortecedores telescópicos hidráulicos e dupla ação e molas helicoidais.

Aço, 5,5J x 13", 175/70

3876 mm
1640 mm
1422 mm
2443 mm
1007 kg
1.6, 4 cil. em linha, 8 válvulas
1598 cm³
101 cv
63,12 cv/l
14,8 kgfm @ 3800 rpm
(0-100 km/h) 10,7 s
188 km/h

Manual, 5 velocidades

Hidráulico, com 2 circuitos em diagonal. Freio a disco ventilado na dianteira, válvula de regulagem da pressão / trem de força. ABS (Anti-Lock Braking System) e EBD (Eletronic Brakeforce Distribution) opcionais.

Mecanismo tipo pinhão e cremalheira, com coluna absorvente de energia. Hidráulica progressiva.

Dianteira: Independente, tipo McPherson, com braços triangulares transversais. Amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação, molas helicoidais e barra estabilizadora.
Traseira: Interdependente, eixo de torção autoestabilizante, com braços longitudinais. Amortecedores telescópicos hidráulicos e dupla ação e molas helicoidais.

Aço, 6J x 14", 185/60

3876 mm
1640 mm
1422 mm
2443 mm
1079 kg

* - Dados do fabricante, referentes aos modelos Ibiza produzidos até Setembro de 2001